top of page

Porto Alegre registra 36,4% de reprovações em provas de habilitação para a CNH

  • Foto do escritor: José Taborda
    José Taborda
  • 28 de abr. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 7 de jun. de 2021

Capital é a segunda cidade com mais reprovações em exames práticos de formação de condutores no Estado. Rosário do Sul, lidera a estatística com 41,4%



Dados do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS), informam que Porto Alegre é a segunda cidade do Estado no índice de reprovações em provas práticas de habilitação de condutores, para categoria B (carros), com 36,4%. Ficando atrás somente do município de Rosário do Sul, com 41,4% de candidatos não aprovados.

A pesquisa considera o índice de desempenho por candidato, pelo período de um ano a contar da abertura do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH). As informações se referem as provas realizadas de abril de 2018 a março de 2020, quando 152.737 candidatos prestaram exames para dirigir carros no Estado.


Os dois municípios que tiveram as piores notas nas provas práticas se diferenciam pela quantidade de participantes que realizaram o exame durante esse período. Rosário do Sul, localizado na região da fronteira oeste do Estado, que possui população estimada de 39.412 habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contabilizou 399 candidatos. Em contrapartida, Porto Alegre, com população estimada em 1.483.771, contou com 18.114.

Figura 1: Gráfico de comparação em provas práticas de Habilitação nas cidades, RS

Gráfico de comparação 1
Fonte: IBGE - (dados preliminares até 03/2020).

Cerro Largo lidera o ranking da pesquisa com o melhor indicador de aprovação (92,5%). O município localizado no interior do Estado, possui uma população estimada de 14.133 habitantes de acordo com o IBGE, e durante o período contou com o total de 518 participantes.


Confira a comparação dos indicadores de Cerro Largo e Porto Alegre no gráfico abaixo:


Figura 2: Gráfico de indicadores de aprovação entre cidades, RS

Gráfico de comparação 2
Fonte: IBGE - (dados preliminares até 03/2020).

De acordo com a titular da Coordenadoria de Exames Práticos do Detran-RS, Fernanda Wilhelm, esses indicadores são importantes para o acompanhamento do processo de habilitação e suas diferenças. Contudo, reforça que o foco deve ser na formação de bons motoristas e existem diversas situações ao longo do processo que podem ter relação com o desempenho do candidato, como: fatores emocionais, questões financeiras, descompasso entre a velocidade da necessidade da habilitação e o tempo de aprendizagem.


Além disso, o local em que a prova é realizada e o trânsito na cidade, interferem no resultado dos candidatos.


“Podem eventualmente haver diferenças entre as características de trânsito e situações que são enfrentadas nos percursos de exames práticos nas grandes cidades quando comparadas aos percursos de cidades menores, muito embora sempre se procure manter um padrão nos locais onde são realizados os exames práticos”, ressalta a coordenadora.


O desempenho dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Porto Alegre


O CFC Serrana, zona norte de Porto Alegre, possui a melhor média de aprovação nas provas práticas de categoria B (71,1 %). A diretora do CFC, Amanda da Silva Guimarães, aborda que duas ações são a chave para o bom desempenho: a comunicação com os instrutores e a organização das aulas práticas para que os alunos finalizam as aulas obrigatórias perto da realização do exame.


Além disso, ela informa que a equipe realiza reuniões semanais com os instrutores teóricos e práticos para saber do andamento das aulas e para ajustar as metodologias.


“Essa rotina é importante para que juntos possamos ter ideias de como criar didáticas de se comunicar com cada perfil de aluno”, afirmou a diretora.

Outros centros se destacam com bons índices de aprovação na Capital, são eles: Bela Vista (70,8%), Apolo (70,4), América (69,1) e Castelo (68,2). Confira no gráfico abaixo:


Figura 3: Gráfico de indicadores comparativos entre bairros da Capital com bons índices de aprovação, RS

Gráfico comparativo 3
Fonte: DETRAN (RS) - (dados preliminares até 03/2020).

Em contato com o SindiCFC, que representa mais de 260 Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Rio Grande do Sul, e o presidente Edson Luis da Cunha preferiu não comentar os dados levantados pela reportagem.


As dificuldades encontradas pelos candidatos para conquistar a habilitação


Em média, de cada cem candidatos que prestam a prova prática na capital gaúcha, 36 são reprovados, sendo necessário refazer o processo desde o início. Desses 64 alunos que conseguem a aprovação a grande maioria precisa realizar mais de uma vez o exame. Esse é o caso do estudante, João Pedro Pereira Barros, 24 anos, que conquistou a CNH em 2018.


O condutor iniciou as atividades para adquirir a carteira de motorista em 2017, no CFC Castelo Baltazar, em Porto Alegre. Realizou as aulas teóricas e prestou o exame que testava o seu conhecimento sobre as normas de trânsito, em que foi aprovado. Pedro estava motivado com o processo, após o resultado já marcou suas aulas práticas e a cada dia se sentia mais pronto para a prova.


Contudo, o desfecho não foi tão feliz assim. Ao concluir as 20 aulas práticas obrigatórias chegou o momento de realizar a prova de habilitação. No dia, o candidato lembra que junto com ele estava um grande grupo à espera dos examinadores, o que o deixou nervoso.


“As aulas eram bem tranquilas, mas no momento da prova prática, além da gente contar com nossas habilidades, como tinha muita gente olhando, era outra situação, a gente tinha que contar com psicológico”, disse Pedro.

O resultado do nervosismo foram algumas falhas durante o percurso que ocasionou a sua reprovação. Após o resultado, o candidato realizou outras duas provas, mas também não foi aprovado.


Com as negativas, ele resolveu dar um tempo no processo. Em outubro de 2018, retomou as atividades em uma nova unidade do mesmo centro de formação (CFC Castelo Assis Brasil). As aulas com o novo instrutor deixaram o aluno mais confiante. Nessa nova tentativa o candidato foi aprovado.



Reprovação em provas de habilitação | Foto: José Taborda
Pedro respeitou seu próprio tempo para tirar sua habilitação após reprovação - Foto: José Paulo Taborda

“Foi um grande alívio, por que… ajudou tanto na minha vida pessoal, como agregou bastante na minha vida profissional”, abordou Pedro.


Comentários


bottom of page